O lado bom da aprendizagem por projetos.
Nesta forma de trabalho os alunos e professores tem a oportunidade de realizar um trabalho cooperativo na construção do conhecimento.Os temas abordados serão relativos a realidade da vida do aluno, isto é devem apresentar a curiosidade, o desejo, a vontade do aprendiz. As decisões são tomadas pelo grupo em comum acordo, com as regras sempre em consenso de alunos e professores. O professor tem o papel de problematizador, orientador e mediador e o aluno é um agente na construção do conhecimento.
Na busca de soluções para as questões que sempre vão surgindo o aluno torna-se um pesquisador, aprende a selecionar informações, organizá-las para melhor assimilação.
Tudo parte de certezas provisórias porque o processo de construção do conhecimento é contínuo. A certeza provisória balança e desequilibra, daí surge a necessidade de novo equilibrio com uma ressignificação de conceitos.
Mas o importante é estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento. O que interessa são s operações que o aluno possa realizar com as informações, as coordenações, as inferências, os argumentos, as demonstrações. Isto significa formular problemas, encontrar soluções que suportem a formulação de novos e mais complexos problemas. Aprender a aprender. Então cada aluno pode ter um projeto diferente, conforme o seu interesse e sua avaliação será pelo processo e não somente pelos resultados, para isto é necessário que todos os passos sejam registrados e organizados por um portifólio.
A Informática pode ser um ótimo recurso a ser utilizado para este trabalho, tanto como ferramentas para comunicação/cooperação na internet como ferramnetas para uso didático como planilhas eletrônicas, Cmap Tools na construção de mapas conceituais, editores de textos e muito mais.
Reflexão do texto Projeto? O que é? Como se faz? Retirado do livro Aprendizes do Futuro: as inovações começaram!
Autora: léa da Cruz Fagundes.
3 comentários:
Olá, Ana
Passei aqui porque li teu comentário no nosso blog.
O que coloquei lá não é um mapa conceitual porque não linkei conceitos e, o mais importante, porque não foi estabelecido o termo que faz a ligação entre eles.
O que procurei mostrar foi o movimento de trocas iniciais nos blogs e a direção destas trocas.
Na verdade, passei aqui porque colocas que ainda tens dificuldade em usar o teu blog.
Podemos te ajudar? Quais são estas dificuldades? Quem sabe fazes um post sobre isso aqui mesmo?
Abra@os,Iris
Oi, Ana Virgínia.. Tudo bem!!
Desculpa a demora da resposta, mas só agora que vi sua mensagem. Na verdade quando fizemos o nosso acordo de cooperação não tínhamos nem idéia que formaríamos um grupo de gestores. Fizemos uma proposta de aç]ão onde seria introduzido o uso das TIC nas escolas onde não houvesse conhecimento sobre o assunto. Também colocamos que, para aqueles que fossem "leigos" quanto ao uso das ferramentas de computação, daríamos "oficinas" para auxiliá-los.
Vou mandar-te um email para seu endereço particular e colocarei o anexo do nosso trabalho..OK. BJS p Ti Aninha.
PS: VC estará no presencial do dia 27/07/2006?
Deyah
Oi Ana, gostei do texto do teu blig, atualmente estou estudando a história da alfabetização no Brasil, e é angustiante perceber que mesmo estando nós numa ere de pleno desenvolvimento tecnológico ainda não conseguimo alfabetizar um grande número de criançs que entram na 1º série, este problem perdura desde o século IXX, seria tão bom se conseguissemos consiliar alfabetização e informática, pois se não fizermos isto creio que chegaremos ao final do sécilo XXI com dois problemas de analfabetizmo, o que já temos e o digital.
Gisele RS
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