Páginas

quinta-feira, julho 20, 2006

O lado bom da aprendizagem por projetos.

O lado bom da aprendizagem por projetos.
Nesta forma de trabalho os alunos e professores tem a oportunidade de realizar um trabalho cooperativo na construção do conhecimento.Os temas abordados serão relativos a realidade da vida do aluno, isto é devem apresentar a curiosidade, o desejo, a vontade do aprendiz. As decisões são tomadas pelo grupo em comum acordo, com as regras sempre em consenso de alunos e professores. O professor tem o papel de problematizador, orientador e mediador e o aluno é um agente na construção do conhecimento.
Na busca de soluções para as questões que sempre vão surgindo o aluno torna-se um pesquisador, aprende a selecionar informações, organizá-las para melhor assimilação.
Tudo parte de certezas provisórias porque o processo de construção do conhecimento é contínuo. A certeza provisória balança e desequilibra, daí surge a necessidade de novo equilibrio com uma ressignificação de conceitos.
Mas o importante é estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento. O que interessa são s operações que o aluno possa realizar com as informações, as coordenações, as inferências, os argumentos, as demonstrações. Isto significa formular problemas, encontrar soluções que suportem a formulação de novos e mais complexos problemas. Aprender a aprender. Então cada aluno pode ter um projeto diferente, conforme o seu interesse e sua avaliação será pelo processo e não somente pelos resultados, para isto é necessário que todos os passos sejam registrados e organizados por um portifólio.
A Informática pode ser um ótimo recurso a ser utilizado para este trabalho, tanto como ferramentas para comunicação/cooperação na internet como ferramnetas para uso didático como planilhas eletrônicas, Cmap Tools na construção de mapas conceituais, editores de textos e muito mais.
Reflexão do texto Projeto? O que é? Como se faz? Retirado do livro Aprendizes do Futuro: as inovações começaram!
Autora: léa da Cruz Fagundes.